32º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo com presença ilustre da APAE Nova Friburgo
Nova Friburgo se transforma no epicentro da dança entre os dias 3 e 7 de julho, com o início do 32º Encontro Sesc de Dança. Os assistido do Centro Dia Especializado (CDE) participaram da apertura do evento que durante esses cinco dias, dançarinos, coreógrafos, estudantes e apreciadores da dança se reunirão em um ambiente vibrante e inspirador para celebrar essa arte. Os espetáculos serão apresentados no Sesc Nova Friburgo, na Praça Demerval Barbosa Moreira e, pela primeira vez, no Espaço Arp, todos localizados no Centro da cidade.
A abertura oficial do festival acontecerá em 04/07, às 19h30, na unidade do Sesc Nova Friburgo. A noite contará com apresentações da Cia de Ballet Dalal Achcar RJ, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Cia de Ballet da Cidade de Niterói e da Laborative Dance Company. Ao longo da semana, o público poderá assistir a apresentações de companhias profissionais e amadoras de Nova Friburgo e de outras cidades, como Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói. No total, são 42 companhias e grupos de dança.
Além das apresentações das renomadas companhias de dança nacionais, o evento oferece uma programação rica e diversificada, incluindo apresentações de grupos independentes, workshops, oficinas e debates. Ana Botafogo, primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ministrará oficinas de ballet clássico. Serão oferecidas também oficinas de ballet clássico infantil com Juliana Meziat, de dança contemporânea e jazz com Carlos Fontinelle, e de danças urbanas com Michell Baes. As inscrições serão realizadas no Sesc.
Os ingressos para as apresentações na unidade do Sesc são gratuitos, mediante doação de 1kg de alimento não-perecível, com limite de dois ingressos por pessoa. Na Praça Demerval Barbosa Moreira e no Espaço Arp, as atrações são gratuitas e não necessitam de ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Mesa Brasil, do Sesc RJ, que combate a fome e o desperdício, encaminhando as doações para instituições socioassistenciais do município.
A 32ª edição do Encontro destaca-se por promover intercâmbios entre artistas, estimulando a troca de conhecimento, experiências e a criação de novas redes de colaboração. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, explorar novas abordagens e ampliar seu repertório artístico. Com sua longevidade e relevância, o evento se consolida como um espaço de encontro, reflexão e celebração da dança. Através dele, a dança se torna não apenas uma forma de expressão artística, mas também um instrumento de transformação social e cultural.